Atualidade

Bernard Cazeneuve é o novo primeiro-ministro francês

Está designado o novo primeiro-ministro francês. O escolhido é Bernard Cazeneuve, até agora ministro do Interior no Executivo socialista.

A nomeação do substituto de Manuel Valls foi confirmada na manhã desta terça-feira pelo Palácio do Eliseu.

Numa publicação na rede social Twitter François Hollande também se manifestou e escreveu: “Nomeei Bernard Cazeneuve primeiro-ministro e encarreguei-o de formar o novo governo”.

Aos 53 anos, Bernard Cazeneuve troca o Ministério do Interior pelo Matignon, tarefa que lhe é confiada para os derradeiros cinco meses da Presidência de Hollande.

Coube em larga medida ao “discreto” Cazeneuve enfrentar os sucessivos atentados de matriz islamita desencadeados em solo francês a partir de janeiro de 2015, quando ocorreu o morticínio na redação do jornal satírico Charlie Hebdo, seguido da tomada de reféns no supermercado Hyper Cacher.

Foi também sobre o Ministério de Bernard Cazeneuve que recaiu a resposta aos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris e em Saint-Denis, ao ataque de 14 de julho deste ano em Nice e à execução de um padre na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, a 26 de julho.

Além da implementação do estado de emergência em França, a vigorar desde novembro de 2015, a gestão da crise dos migrantes e as manifestações da última primavera contra a lei do trabalho foram outros dossiers complexos nas mãos do atual primeiro-ministro.

Bernard Cazeneuve ocupa assim o lugar de Manuel Valls, que deixou o governo francês para se candidatar às presidenciais.