Atualidade

Viúva de Robin Williams diz que ator não morreu de depressão

O conhecido ator suicidou-se a 11 de agosto de 2014, quando tinha 63 anos. Robin Williams deixou diversos bilhetes de suicídio espalhados pela casa como sinal de que não estava bem a nível psicológico.

A depressão foi sempre apontada como a causa da morte. E até tinha sido avançada pela viúva, Susan Schneider.

Agora, a última companheira da estrela de Hollywood revelou que a causa da morte não foi a depressão. Mas sim a demência.

“Não foi a depressão que matou Robin, esse era um dos 50 sintomas e um bem pequeno”, explicou Susan.

A mulher deu a sua primeira entrevista televisiva desde que escreveu sobre as lutas internas do marido. Robin Williams tinha uma doença chamada demência de corpos de Lewy, que é uma demência muito similar à doença de Alzheimer.

“Sei que os médicos estavam a fazer o correto e que a doença foi mais rápida que todos. Chegaríamos ao diagnóstico eventualmente”, desabafou no programa ‘CBS This Morning’, alegando que a descoberta desta doença demorou a acontecer, o que é muito comum nestes casos.

Os primeiros sintomas ocorreram durante a celebração do segundo aniversário de casamento do casal, em 2013. Na altura atribuíram o desconforto intestinal a uma diverticulite, mas os testes deram negativo.

Susan Schneider pretende agora ajudar outras pessoas com a mesma doença.

“Passei o ano a tentar perceber o que matou Robin. Um dos médicos disse: ‘O Robin sabia que estava a perder o seu conhecimento e que não podia fazer nada a esse respeito’. Foi um caso único e rezo para que isso traga os holofotes para essa doença e para as milhões de pessoas que morrem com ela, porque nós não sabíamos. Ele não sabia”, acrescentou a viúva.

A doença de Lewy afeta o cérebro e pode levar a mudanças comportamentais, de humor e de movimento, sintomas também encontrados em doentes de Parkinson, como era o caso de Robin Williams, e de Alzheimer.

Susan Schneider e o ator casaram-se em 2011. No testamento que Robin fez, a fortuna de 100 milhões de dólares foi deixada à viúva e aos três filhos do artista Zachary, Zelda e Cody.