Atualidade

Trump quer um muro na fronteira e o México respondeu assim

Falta um dia para as eleições presidenciais norte-americanas e até se saber quem será o vencedor, as campanhas dos candidatos democrata e republicano continuam a ser esmiuçadas ao máximo pelos eleitores e não só.

Os mexicanos, por exemplo, foram muito ‘falados’ por Donald Trump. O empresário já disse que quer construir, pouco depois das eleições, um muro “impenetrável, físico, alto, poderoso” na fronteira entre os Estados Unidos da América e o México, evitando a entrada de imigrantes ilegais. Ou a imigração, em geral. E quer que sejam os vizinhos a pagar pela obra gigante.

Um grupo de arquitetos do Estudio 3.14 ‘ouviu as preces’ do candidato republicano e decidiu projetar um muro, em jeito de paródia. Partindo do estilo de Luis Barragán, arquiteto mexicano que foi dos mais influentes na área no século XX, e das cores vivas, inspiradas na arquitetura tradicional do país, nasceu assim uma barreira cor de rosa.

muro-cor-de-rosa-do-mexico-para-donald-trump-6

Um muro com uma extensão de 3145 quilómetros, que vai da costa do Pacífico ao Golfo do México, e feito à imagem da obra do já falecido arquiteto mexicano que ganhou o Prémio Pritzker em 1980.

“Porque o muro tem que ser bonito, inspirou-se nas paredes de Luis Barragán emblemáticas do México. Tira também partido da tradição em arquitectura de erguer muralhas megalómanas”, explicou o atelier, citado pelo site de arquitectura Dezeen.

A equipa, constituída pelo diretor criativo Leonardo Días Borioli e estagiários, desenhou o projeto: uma muralha que atravessa o deserto, as montanhas, a cidade de Tijuana, onde terá um centro comercial, uma prisão e um miradouro para se poder olhar para o país onde os sonhos se concretizam.

“Projetámos uma ‘Perversidade Deslumbrante’ – a parede de Trump em cor de rosa -, e isso chamou a atenção do mundo. Esta publicidade criou um encontro de pessoas interessadas num mundo sem barreiras. Vamos usar esta sátira “bonita” para pedir às pessoas para votar. Por favor, circule”, escreveu a equipa na sua página de Facebook, esta segunda-feira.

E assim nasceu o movimento ‘Unidos By The Wall’ (Unidos pelo muro), que pretende criar consciência, diálogo e debate sobre as fronteiras entre os países. A iniciativa partiu de estudantes universitários mexicanos.

“No âmbito das eleições presidenciais dos EUA e das suas relações bilaterais com o México, o muro materializa também todas as linhas imaginárias que nos separam do mundo. Inspirado pelo arquiteto mexicano Luis Barragán, a beleza e sedução do muro cor de rosa criam um espaço de encontro e diálogo para unir todos em torno das políticas migratórias e dos direitos humanos no mundo inteiro”, explicam na sua página.

Veja aqui as propostas deste arquitetos:

Fotos: Facebook e página ‘Unidos By The Wall’