Atualidade

Donald Trump: “Não vos irei desiludir”

As últimas sondagens davam uma ligeira vantagem a Hillary Clinton, mas o que é certo é que Donald Trump foi o grande vencedor na noite eleitoral, esta terça-feira (madrugada de quarta-feira em Portugal).

O empresário foi eleito o 45º Presidente dos Estados Unidos da América e venceu em, pelo menos, 29 estados.

“Não vos irei desiludir”, disse no discurso, depois de saber que tinha ganho, e já num tom bem menos agressivo do que durante a campanha eleitoral.

Primeiro elogiou o “trabalho árduo” da rival democrata e depois foi direto ao tema economia, que terá sido fulcral na sua vitória.

“Iremos dobrar o nosso crescimento e ter a economia mais forte do mundo”, prometendo ainda “boas relações” com todos os países e emprego a todos os norte-americanos.

Mundo reage à vitória de Trump
O resto do mundo terá ficado em choque com a decisão dos norte-americanos, pelo menos a confirmar pelas publicações e reações na internet.

Muitos eleitores, incluindo artistas, diziam que se Trump ganhasse emigrariam para o Canadá. E o principal site de imigração do Canadá ficou em baixo esta terça-feira à noite, logo depois do republicano ganhar vantagem na contagem de votos.

Os representantes de vários países, como foi o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, já felicitaram o empresário pela vitória.

As reações das caras mais mediáticas que apoiavam abertamente Hillary Clinton ainda são poucas. Pelo menos publicamente. Katy Perry, por exemplo, garante que “nunca seremos silenciados” e pediu “não lamentem. mexam-se. Não somos uma nação que se deixa ser dominado pelo ódio”.

Lady Gaga esteve na sala do Partido Democrata a acompanhar os resultados. O seu último tweet foi: “Levantem-se pela bondade, igualdade e amor”.

Quanto aos anónimos, têm tido bastante criatividade nas redes sociais para escrever sobre o assunto. “Descansa em paz América. Se a maioria dos americanos no Twitter se mostram tão desapontados com a noite eleitoral, então quem votou Donald Trump para Presidente?”, foi um dos comentários mais sérios deixados naquela rede social.

Veja o discurso da vitória: