Atualidade

Obama salva os últimos perus no Dia de Ação de Graças

Ou talvez não. A hipótese ficou no ar, durante o discurso do perdão dos perus, esta terça-feira. Mas uma coisa é certa: esta foi a última cerimónia presidida por Barack Obama na Casa Branca no âmbito do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving).

O ainda presidente esteve acompanhado por dois sobrinhos, Austin e Aaron, e voltou a recorrer ao humor e aos trocadilhos no discurso feito antes de ‘declarar’ os dois animais como os perus nacionais, ‘absolvendo-os’ assim da sina de acabarem na mesa de alguém neste feriado.

“As minhas filhas já não aguentavam as piadas sobre perus. A Malia e a Sasha estão aliviadas por ser o último perdão. O que eu não lhes disse foi que vou fazer isto todos os anos, daqui para a frente. Apenas nós, em casa, sem câmaras”, disse Obama, explicando o facto de só estar acompanhado pelos sobrinhos.

Tater e Tot receberam o perdão, perante uma plateia que se ria das piadas de Obama.

“Quando alguém na sua mesa lhe diz que você se esteve a empanturrar de todos os acompanhamentos e por isso não pode comer mais, espero que respondam com um credo que resume o espírito das pessoas esfomeadas: ‘Yes, We Cran’ [trocadilho com o famoso slogan ‘Yes We Can’, que Obama popularizou na sua primeira campanha eleitoral, e com a palavra ‘gravy’, molho da carne]”, continuou, realçando que foi “uma piada muito boa”.

O Dia de Ação de Graças que decorre sempre na última quinta-feira de novembro, é uma tradição norte-americana e um dos seus mais importantes feriados. O ponto alto é o jantar onde a família se reúne e dá graças por vários aspetos da sua vida e onde o peru é o rei.

barack-obama-perdoa-peru-dia-de-acao-de-gracas