Atualidade

Jovem afegã da ‘National Geographic’ vai ser deportada após crime

Foi detida a 26 de outubro na cidade de Peshawar, no Paquistão, acusada de falsificar o documento de identidade paquistanês. A jovem afegã, imortalizada na capa da revista ‘National Geographic’ em 1985 pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry quando estava no campo de refugiados de Peshawar, vai ser agora deportada para o seu país.

Sharbat Gula já estava a ser investigada desde o ano passado por suspeitas de que vivia no país vizinho usando documentos falsos com o nome de Sharbat Bibi. Mas em causa está mesmo o facto de ser afegã e de não estar autorizada a possuir um cartão de identidade no país vizinho.

“Anuncio que Sharbat Gula já está livre dos problemas legais das últimas semanas. Em breve, vai ser libertada”, escreveu o embaixador afegão em Islamabad, Omar Zakhilwal, no Facebook.

Zakhilwal referia-se à maioria da pena de prisão de 15 dias que a mítica jovem de 12 anos e olhos verdes teve de cumprir antes de ser deportada.

Sharbat Gula foi dada como culpada de todas as acusações. Vai ter ainda de pagar uma multa de 100 mil rupias paquistanesas (860 euros) e deverá sair do Paquistão logo depois da libertação.

A refugiada, de 40 anos, mãe de quatro filhos e doente com hepatite C, tinha obtido os documentos de identificação paquistaneses para si e dois dos filhos, depois de subornar três funcionários.

Vai regressar na segunda-feira, dia 7 de novembro, ao Afeganistão, onde será recebida pelo chefe de Estado, Ashraf Gani, e vai receber ajuda governamental para começar uma nova vida no país natal.