Atualidade

Jovem afegã da ‘National Geographic’ presa no Paquistão

Ficou imortalizada na capa da revista ‘National Geographic’ em 1985. Na altura tinha 12 anos, uns belos olhos verdes e estava num campo de refugiados de Peshawar, no Paquistão, depois de ter fugido da guerra no seu país.

Hoje, quarta-feira, Sharbat Gula foi presa pela polícia na mesma cidade, acusada de falsificar o documento de identidade paquistanês.

Supostamente já estava a ser investigada desde o ano passado por suspeitas de que vivia no país usando documentos falsos com o nome de Sharbat Bibi.

Mas em causa está mesmo o facto de ser afegã e de não estar autorizada a possuir um cartão de identidade no país vizinho.

A mulher será levada para uma prisão para mulheres até que o tribunal decida o seu destino. Que pode implicar uma pena de prisão até sete anos.

Sharbat Gula ficou conhecida como a ‘Mona Lisa do Terceiro Mundo’ devido ao retrato captado pelo fotógrafo Steve McCurry em 1984.

Fugia da invasão soviética no Afeganistão há mais de 30 anos mas ainda se mantém refugiada no Paquistão, assim como 900 mil afegãos em situação ilegal.