Lifestyle

Aprenda a bloquear memórias tristes do seu Facebook

Já se deve ter dado conta disso: quando entra na sua página de Facebook, por vezes aparece-lhe uma memória (publicação que colocou há x tempo, nesse mesmo dia).

“Isto foi publicado há x anos. Deseja partilhar a memória?” Numas vezes partilhamos, noutras ignoramos e também há outras que pensamos: “A sério, Facebook?”

Ora porque essa publicação inclui pessoas com quem já não falamos ou vemos (ex-amigos e antigas relações amorosas) ou até situações mais tristes (há um caso mais mediático de um homem norte-americano que, em 2014, perdeu a filha e o ‘Year in Review’ incluiu fotografias da jovem com o texto predefinido ‘Foi um grande ano! Obrigado por fazer parte dele’).

Pois bem, para quem não teve um ótimo ano, mas especialmente para quem não quer recordar certas situações, já há forma de as evitar.

Basta personalizar o seu perfil e impedir que determinadas pessoas ou alturas do ano sejam resgatadas pelas ‘Memórias’.

Como? Nós explicamos passo-a-passo.

1º Entre na sua conta pessoal de Facebook e escreva o endereço URL: ‘facebook.com/onthisday’

2º Na imagem de capa aparecem dois botões: ‘notificações’ e ‘preferências’. Clique em ‘preferências’.

3º Vai apareceu um quadro com duas opções: filtros por pessoas e por datas.

editar-memorias-facebook

4º Caso clique em ‘Pessoas‘, escreva as primeiras letras do nome da pessoa cujas memórias queira bloquear. Selecione a respetiva pessoa e ‘Salvar’.

Agora qualquer memória com essa pessoa ficou bloqueada. Mas atenção: as fotos ou vídeos onde ela aparece, sem que você a tenha identificado, pode eventualmente aparecer numa memória. O mesmo acontece se fez tudo no Instagram e apareceu depois no Facebook.

5º Caso queira bloquear as memórias pela data, clique em ‘Datas‘. Selecione as datas de início e fim do período que quer filtrar. Clique em ‘Concluir’ e pode voltar a acrescentar mais períodos no filtro.

Se se arrependeu de ter feito isto tudo ou se já voltou a falar com essa pessoa, pode sempre desfazer tudo.

Nesse caso, volto a fazer os mesmos passos e quando chegar à janela de filtros por pessoa ou por data, clique no ‘X’ ao lado de cada filtro para exclui-lo. Também pode somente ‘Editar’ as datas.

Se mesmo assim, está com dificuldades, pense: “Vale mesmo a pena publicar estas fotos?” O trabalho é maior quando as quiser apagar.