Saúde & bem-estar

Substância encontrada na cebola pode ajudar no combate ao cancro

Um grupo de cientistas da Universidade de Kumamoto, no Japão, extraiu uma substância natural da cebola, chamada ‘onion A’ (ONA) e a aplicou-a em ratos com tumor epitelial de ovário, o tipo mais comum da doença e que apresenta uma taxa de sobrevivência de apenas 40%.

Esta experiência resultou numa sobrevivência mais longa das cobaias tratadas e um menor desenvolvimento dos seus nódulos.

Como reporta o Science Daily, a equipa de investigadores descobriu que o ONA conseguia inibir as funções pró-tumorais de mielóides derivadas de células supressoras (MDSC), que estão intimamente associadas à supressão da resposta imune anti-tumor dos linfócitos do hospedeiro, utilizando o modelo pré-clínico do sarcoma. Também se descobriu que o ONA melhora os efeitos de drogas anti-cancro, reforçando as suas capacidades anti-proliferação.

Os autores do estudo afirmam que os ratos não sofreram efeitos colaterais significativos e que, com mais testes, há a possibilidade de se criar um suplemento oral de ONA para tratar as mulheres com esse tipo de cancro.

Mas destacam que ainda é cedo para saber se esse componente é de facto eficiente contra os tumores em humanos e se simplesmente ingerir cebola ajuda a prevenir ou mesmo a tratar a doença.