Saúde & bem-estar

Ver televisão em excesso aumenta risco de embolia pulmonar

São conhecidos os malefícios para a saúde de fazer maratonas de cinema ou de séries frente à televisão. No entanto, um novo estudo publicado na revista científica Circulation vai mais longe e alerta que para o aumento do risco de morte por embolia pulmonar para os indivíduos que têm esta prática por hábito.

Os investigadores da Universidade de Osaka, no Japão, liderados por Hiroyasu Iso, analisaram o hábito de ver televisão de cerca de 86 mil pessoas e acompanharam-nas ao longo de 19 anos. No início do estudo, entre 1988 e 1990, a idade dos participantes variava entre os 40 e os 79 anos. No final da investigação, 59 pessoas haviam morrido de embolia pulmonar.

Embora o número seja pequeno em relação ao total de participantes, os resultados mostraram que aqueles que tinham o hábito de passar entre 2,5 a 4,9 horas por dia a ver televisão corriam um risco 70% maior de sofrer uma embolia pulmonar do que aqueles que ficavam menos de 2,5 horas diárias à frente ao aparelho.

As pessoas diariamente passavam mais de cinco horas a ver televisão tinham duas vezes mais probabilidade de morrer, em comparação com aquelas que passavam até 2 horas e meia a ver televisão por dia.

O estudo mostrou ainda que por cada duas horas adicionais em frente à TV, por dia, o risco de embolia pulmonar fatal aumentava em 40%.

Como reporta a revista Veja, para diminuir esse risco, os autores recomendam dar uma volta pela casa e fazer alongamentos a cada hora passada à frente da TV. Além disso, os viciados em séries podem também contrair e relaxar os músculos das pernas durante cinco minutos enquanto veem TV.