Saúde & bem-estar

Passar demasiado tempo sentado pode elevar risco de certos tipos de cancro

Se nos seus tempos livres aproveita para ler um livro ou o jornal, o melhor é não o fazer sentado. Já que um estudo mostra que ficar sentado durante o período de lazer aumenta o risco de cancro, pelo menos para as mulheres.

A pesquisa, publicada na revista médica “Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention”, descobriu que o hábito aumenta o risco de mieloma múltiplo (cancro na medula óssea), cancro da mama e dos ovários mesmo quando fatores como a obesidade e prática de atividade física são isolados.

Os avanços tecnológicos têm feito muitas pessoas deixar de praticar atividades ao ar livre, quando não estão no trabalho. Isso foi o que incentivou os autores do estudo, da Sociedade Americana para o Cancro.

A equipa, liderada por Alpa Patel, avaliou dados de 146 mil homens e mulheres saudáveis. Desse total, 18.555 homens e 12.236 mulheres foram diagnosticados com cancro.

Passar o tempo de lazer sentado foi associado a um risco 10% maior para as mulheres. Já entre homens não foi encontrada ligação evidente. Os autores esperam que estudos futuros ajudem a entender melhor as diferenças de resultado encontradas entre os géneros.