Atualidade

Hoje é dia de levar um chapéu com aTTitude para o trabalho

Dia 14 de outubro é o Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Pediátricos. Por isso a aTTitude, IPSS lançou o desafio ‘Chapéu com aTTitude’, no âmbito de uma campanha de sensibilização internacional dinamizada pela International Children’s Palliative Care Network (ICPCN), que consiste em desafiar as pessoas a usarem um chapéu no seu local de trabalho.

Como o desafio decorre hoje são já várias as personalidades e anónimos a aderir ao desafio, publicando fotografias suas a usar chapéu e através da hashtag #chapeucomaTTitude.

Carlos Martins, ex-jogador do Benfica que viveu o drama do seu filho precisar de um transplante de medula óssea devido a uma aplasia medular, foi um desses nomes. O futebolista é também o embaixador do projeto ‘Vamos cuidar – Cuidados Paliativos Pediátricos’.

Paulo Sousa Costa, outro embaixador do mesmo projeto, recorreu a um chapéu da filha Letícia.

Vítor de Sousa, o músico Rodrigo Serrão e a fadista Maria Ana Bobone também colocaram aquele acessório neste dia.

Esta é a primeira vez que a iniciativa decorre em Portugal e a terceira, a nível mundial.

A aTTitude, IPSS pretende recordar que “em Portugal existem mais de 6 mil crianças e jovens com necessidades paliativas e que o nosso país é ainda considerado o menos desenvolvido da Europa Ocidental nesta área da saúde”. Os cuidados paliativos pediátricos constituem um direito humano básico para todas as crianças e jovens portadores de doenças crónicas.

Veja aqui os famosos que aderiram à iniciativa e alguns chapéus, feitos por crianças, que venceram o concurso ‘Chapéu com aTTitude’: