Atualidade

Estrela dos ‘Monty Python’ com demência recebe um BAFTA de carreira

Terry Jones, uma das estrelas dos míticos ‘Monty Phyton’, recebeu um BAFTA de carreira, na noite de domingo, 2 de outubro. Esta foi a sua primeira aparição pública desde que anunciou que sofre de afasia primária progressiva, uma forma grave de demência que afeta a sua capacidade de comunicar.

O prémio BAFTA Cymru (destinado a artistas do país de Gales) pelo seu excelente contributo na televisão e cinema (Outstanding Contribution to Film and Television Award) foi entregue pelas mãos do seu amigo, e também estrela dos ‘Monty Phyton’, Michael Palin.

Terry Jones, que nasceu em Conwy, Gales, subiu ao palco na companhia do filho, tendo este feito o discurso. A plateia ovacionou de pé o ator, comediante, argumentista, realizador, historiador e autor. Este, emocionado, apenas disse: “Quiet down” (Acalmem-se).

“É uma grande honra para o pai. Nós estamos tão orgulhosos dele… com as lutas que estamos a ter neste momento, tem sido difícil”, disse o filho, Bill Jones, comovido.

Terry, de 74 anos, viu assim reconhecida uma carreira de quase 50 anos, quer como membro dos ‘Monty Python’, quer como realizador e apresentador de documentários, além de ser escritor de livros infantis.

Terry Jones (à esquerda) e o amigo Michael Palin (à direita), também dos Monty Phyton
Terry Jones (à esquerda) e o amigo Michael Palin (à direita), também dos Monty Phyton

O amigo Michael Palin, que tinha recebido idêntico prémio há dois anos pelas mãos de Terry, disse que este é o seu “amigo mais maravilhoso”. E que este reconhecimento é “mais do que merecido”. Os dois conhecem-se desde os tempos de faculdade, tendo ambos estudado em Oxford, e por ali começaram a fazer sketches de humor.

Veja aqui o momento do discurso nesta 25ª edição dos BAFTA Cymru:

Fotos: Site dos BAFTA e Twitter