Cultura

Diretor do Charlie Hebdo cria livro de banda desenhada sobre Marine Le Pen

O jornal satírico francês é conhecido pelos seus cartoons polémicos, como por exemplo um sobre as vítimas do terramoto ocorrido em Amatrice, Itália, a 24 de agosto.

Agora volta a ser falado por motivos semelhantes. Mas desta vez implica ‘apenas’ o diretor do Charlie Hebdo e não necessariamente o jornal.

Riss, responsável pelo jornal, criou um livro de banda desenhada a satirizar a líder do partido de extrema-direita francês, Marine Le Pen.

‘La Face Crashée de Marine Le Pen’ (A Face Oculta de Marine Le Pen) é a primeira reportagem de investigação em banda desenhada e em tom humorístico sobre a vida da candidata presidencial e presidente do partido Frente Nacional.

O guião é de Riss, do guionista Richard Malka e do jornalista Said Mahrane e pretende mostrar quem é a verdadeira Marine.

A história é tragicómica e tem alguns episódios verídicos da vida de Marine Le Pen. Nomeadamente a morte do gato desta, depois de um ataque dos cães do patriarca – Marine Le Pen sucedeu ao pai Jean-Marie Le Pen no partido – na luxuosa residência familiar, nos arredores de Paris. O que dificultou ainda mais as relações entre pai e filha.

Isto para mostrar uma família dividida que quer o apoio do país nas eleições presidenciais do próximo ano.

Note-se que o próprio pai de Marine não concorda com os discursos antissemitas, xenófobos e racistas que a filha fez nos últimos três anos.

O livro foi posto à venda este mês, com uma tiragem de 130 mil exemplares. Sucede assim a ‘La Face Karchée de Sarkozy’, de 2006, outra sátira a outro candidato presidencial, que foi mesmo Presidente de França no ano a seguir.

marine-le-pen-banda-desenhada-charlie-hebdo