Atualidade

Bento XVI está “quase cego”, revela ex-secretário pessoal

A revelação foi feita este domingo, 2 de outubro, num artigo publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera.

O texto, escrito pelo responsável regional da Casa Pontifícia e ex-secretário pessoal de Bento XVI, Georg Ganswëin, revela que o agora Papa Emérito Bento XVI está “quase cego” e vê “muito mal com o olho esquerdo”, desde que em 1994 sofreu uma embolia e depois uma maculopatia (patologia da mácula, pequena área do pólo posterior da retina).

“O papa está quase cego. Quem sabia?”, pergunta o antigo número dois do Vaticano.

O ex-secretário pessoal do papa alemão Bento XVI fez estas declarações a propósito do seu livro-entrevista sobre Bento XVI recentemente publicado.

Ganswëin, a quem a edição italiana da revista Vanity Fair chamou um dia George Clooney do Vaticano, revela que a diminuição visual ocorreu a partir de 1991, altura em que o alemão Joseph Ratzinger, que “não fumava nem bebia”, sofreu uma hemorragia cerebral.

Papa Bento XVI e o ex-secretário pessoal Georg Ganswein
Papa Bento XVI e o ex-secretário pessoal Georg Ganswëin

Já em 1994, Bento XVI terá sofrido uma embolia seguida de uma maculopatia, que lhe provocou uma perda significativa da visão no olho esquerdo.

Na entrevista ao periódico italiano Ganswëin recorda como Bento XVI não prescindia das suas 7 ou 8 horas de sono, e relembra os passeios que o papa fazia – enquanto que agora “cada dia faz passeios cada vez mais curtos”.

Ganswëin aborda também na entrevista a renúncia de Bento XVI, em fevereiro de 2013, reafirmando que a decisão não se deveu a qualquer pressão – apenas à “incapacidade física do Papa para atravessar o Atlântico” para participar na Jornada Mundial da Juventude no Brasil, em 2013.

Segundo o ex-secretário, a renúncia de Bento XVI “deveria ter ocorrido em 2014, mas foi antecipada para 2013 por causa do Mundial de Futebol”.

“Se não fosse por causa do Mundial, Bento XVI teria encontrado forma de permanecer até 2014”, revela Ganswëin.