Atualidade

Tempestade tropical deixa grupo Central dos Açores em alerta Laranja

Era previsto ser um furacão e atingir os Açores na sexta-feira, mas acabou por perder a intensidade e ser ‘só’ tempestade tropical.

A intensidade máxima de rajada de vento registada no primeiro dia foi de 83 km/h, na ilha das Flores, devido à passagem da tempestade tropical ‘Gaston’. O governo regional não registou ocorrências.

Ainda assim a companhia aérea SATA Air Açores, que voa entre as nove ilhas do arquipélago, teve de cancelar dois dos cinco voos previstos para a ilha das Flores, afetando cerca de 200 passageiros, devido à tempestade tropical ‘Gaston’.

Também a Proteção Civil dos Açores manteve o alerta Laranja para o grupo Central na manhã deste sábado, dia 3, e sublinhou que o aviso amarelo relativo à chuva se vai prolongar até às 18h00 de hoje.

“Informamos ainda que até ao momento não se registaram quaisquer ocorrências relacionadas com aquele evento atmosférico em nenhuma das ilhas dos Açores”, salientou a Proteção Civil.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o centro da tempestade tropical ‘Gaston’ encontrava-se às 21h00 locais de sexta-feira (22h00 em Lisboa) a cerca de 185 quilómetros a noroeste do Faial e a deslocar-se a 28 quilómetros/hora.

Veja o vídeo da tempestade nas ilhas das Flores e do Corvo:

Foto e Vídeo: Twitter