Atualidade

Morreu enfermeira símbolo do fim da 2ª Guerra Mundial

Greta Friedman é o nome da enfermeira norte-americana que ficou na história depois de ter sido beijada por um marinheiro durante a celebração em Nova Iorque do fim da 2ª Guerra Mundial. Morreu na quinta-feira, dia 8, de pneumonia. Tinha 92 anos.

O anúncio foi feito pelo filho Joshua Friedman ao canal CBS.

A ex-enfermeira nasceu Greta Zimmer numa localidade perto de Viena, na Áustria. Em 1939 ela e duas irmãs mudaram-se para os Estados Unidos da América, durante a ocupação nazi na Europa. Os pais de Greta morreram no Holocausto.

A 14 de agosto de 1945 os Japoneses renderam-se. Era o fim da Segunda Grande Guerra. Os americanos rejubilaram e um deles, George Mendonsa, que estava ligeiramente embriagado, celebrou ao beijar uma enfermeira desconhecida que estava na Times Square.

O beijo foi típico de cinema e acabou por ser captado e imortalizado pela lente do fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da revista ‘Life’.

Depois de muitas mulheres alegarem serem elas a enfermeira da foto, a verdade é que esse título é apenas de Greta Friedman. Esta só viu a célebre fotografia, que percorreu o mundo, em 1960 ao ver um livro com imagens do fotógrafo. Escreveu à revista a confirmar a sua identidade e assim ficou na história. Quanto a George Mendonsa, nunca houve romance entre ambos. Apenas euforia pelo fim da guerra.

beijo-enfermeira-fim-2a-guerra-mundial