Off the record

Mikaela Lupu: A moldava com sonhos em português

Prestes a completar 21 anos, a atriz continua a somar sucessos na representação portuguesa. Apesar da sua tenra idade e curta carreira, Mikaela Lupu é um caso de talento já comprovado que promete deixar a sua marca na ficção nacional.

Em Portugal desde 2000, a jovem garante ter sido recebida “de braços abertos”. Hoje, Mikaela sente o país como sendo seu. Aliás, não fosse a tez pálida e os olhos azul água poucos iriam desconfiar que a terra de Camões não é a sua origem.

Moldava de nacionalidade, saltou para as luzes da ribalta depois de participar na série juvenil da TVI, ‘Morangos com Açucar’. Seguiram-se vários desafios em televisão e cinema quem têm vindo a fazer com que Mikaela seja considerada uma das grandes atrizes do seu tempo.

“Sinto-me grata por ter estas oportunidades, quando no fundo este não é o meu pais materno”, começa por referir sublinhando que já fala “melhor português do que romeno”. “Portugal continua a dar-me grandes oportunidades e só tenho de agradecer por isso”, reforça.

Impostora_TVI00034

Projeto atrás de projeto

Feliz pelo rumo que o seu percurso tomou, não tem mãos a medir com tantas solicitações. Depois de ‘A Impostora’, na casa onde começou, dá vida a ‘Sofia’ – uma personagem que mostra a realidade da emigração a que muitos jovens portugueses estão sujeitos graças à falta de emprego – e de uma breve participação na série ‘Dentro’, na RTP, ao lado de Vera Kolodzig e Carla Chambel, entre outros nomes notáveis da representação nacional, onde dará vida “pela primeira vez” a uma mãe, num registo diferente daquele a que nos habituou até agora, num papel que “exigiu uma grande carga dramática”, prepara-se agora para seguir caminho na sua apoteótica carreira.

Convidada para fazer parte do próximo projeto da estação pública, ‘Vidago’ (nome provisório), a jovem não poderia estar mais entusiasmada. “Agora só vêem coisas boas”, começou por adiantar explicando que se trata de “uma série de época que será realizada em co-produção com Espanha”. Com exibição prevista para 2018, ainda não há muito a adiantar sobre o mesmo.

Segue-se depois “um ano sabático”. “Irei estudar três meses em Londres, três meses em Empanha e depois farei voluntariado na Índia, numa comunidade onde existem muito elefantes e tentaremos reeducar a comunidade alertando-os para a importância de manter a espécie”, adianta a atriz sem medo de cair no esquecimento: “É uma coisa planeada e consciente. Não vou sem saber quando volto até porque estou muito contente com a minha carreira cá e quero que continue como tem sido até aqui”.

mikaela

“Solteira e muito bem”

Depois de um namoro de quase dois anos com o também ator Ivo Lucas, Mikaela está agora solteira. Tranquila, garante sentir-se “muito bem”. De sorriso rasgado explica estar “numa fase em que estou a conhecer-me melhor a mim própria”.

Determinada, Lupu aposta toda a sua energia na carreira deixando de lado os “assuntos do coração”. “Está a ser ótimo”, conclui sem se deixar afetar pela exposição que advém do seu estatuto de figura pública.

“Nunca deixei de fazer nada com medo disto ou daquilo. Aliás, acho que lido muito bem com esse lado”, justifica mantendo a postura discreta de sempre.