Atualidade

Mikaela Lupu: a moldava da ficção nacional

Com apenas 20 anos a atriz de origem moldava soma e segue na representação portuguesa. Depois de uma participação em “Jardins Proíbidos”, Mikaela Lupu prepara-se para voltar ao pequeno ecrã na pele de Sofia Fontes em “A Impostora”, onde será filha de Guigui, interpretada por Rita Salema e irmã de Maria Leite, duas colegas por quem confessa uma “grande admiração”.

A gravar desde janeiro, a atriz mostra-se entusiasmada com o novo projeto: “Está a correr lindamente, já tive oportunidade de ver algumas imagens e acho que está muito bom”.

Com estreia prevista “para maio”, a nova trama da TVI trará à ribalta uma Mikaela num registo diferente do que vimos até então, na medida em que Sofia Fontes entra na acção como a voz da consciência da mãe, Guigui.

A par desta personagem, a jovem irá estrear na RTP a série “Dentro”, ao lado de Vera Kolodzig e Carla Chambel, entre outros atores, onde dará vida “pela primeira vez” a uma mãe.

Um papel “complicado”, fruto de “uma experiência incrível”: “A minha personagem é uma mulher que matou o pai da filha e que abre mão da menina em prol da sua educação, para isso entrega a filha aos avós”. Com uma grande carga dramática, Mikaela gravou na já desativada prisão de Santarém.

l1

Mas os projetos não se ficam por aqui
A jovem atriz, que em cinco anos de profissão integrou cinco novelas e fez outras tantas participações no cinema, prepara-se para contracenar pela primeira vez com o namorado, o também ator Ivo Lucas. “Vamos trabalhar juntos numa curta metragem sobre o mundo das drogas. Fomos convidados separadamente, mas curiosamente vamos fazer de par romântico”, desvenda a jovem que começará a gravar “em abril, na Covilhã”.

Feliz e realizada também no amor, Mikaela afiança que Ivo é o homem que a “completa”. Depois de uma temporada afastados, o casal deixou que “o amor falasse mais alto” e reataram o namoro que comemora “quase dois anos”.

Desejo de apostar numa carreira internacional
Ainda que de tenra idade, Mikaela é uma jovem muito determinada e nos seus planos está a aposta numa carreira além fronteiras. “Acho que é o objetivo de qualquer ator. Portugal é um país pequeno e talvez lá fora hajam mais oportunidades”, justificou, ciente de que tem sido “uma sortuda” pela aposta que têm feito em si.

Enquanto os convites não de outros países, Mikaela planeia, “num futuro próximo, ir estudar para o Brasil e fazer um intercâmbio para Londres”.

Um desejo que poderá incluir o namorado: “Como temos a mesma profissão é mais fácil conciliar estes projetos e irmos os dois, pode ser uma aventura”.

Fotos: José Gageiro