Atualidade

Jovem bailarina amputada volta a dançar

Com apenas 9 anos, Gabi Shull, uma jovem bailarina que vive em Missouri, nos Estados Unidos, viu a sua vida mudar completamente ao ser-lhe diagnosticado um osteossarcoma, um cancro raro nos ossos.

O diagnóstico chegou depois de um joelho magoado, resultado de uma queda de patins, que teimava em não melhorar. Após 12 semanas de quimioterapia intensiva a fim de reduzir o tumor, Gabi – e os seus pais – receberam a pior das notícias: a perna direita da menina teria de ser amputada.

No entanto, depois de muito discutirem com os médicos sobre qual seria a melhor solução para que a menina pudesse seguir com a sua vida, a família optou pela rotação plastia, uma operação onde o joelho do paciente é removido e o pé é invertido e recolocado na parte superior da perna, fazendo com que o tornozelo passe a exercer a função de joelho, permitindo mobilidade e movimento.

Gabi-Shull-Web2

Realizada a cirurgia, o desejo da jovem era apenas um: voltar a dançar.

“Depois de ver a minha perna amputada, o meu primeiro pensamento era apenas de andar novamente, além de sair da cama do hospital”, afirmou a bailarina sublinhando que “o que me motivou mesmo era o pensamento de poder dançar de novo, porque eu só queria dançar”.

Depois de um longo processo de adaptação à sua nova perna, Gabi finalmente pode voltar a fazer o que mais gosta. Hoje, já com 14 anos, a rapariga participa em várias competições da modalidade, além de ser uma grande inspiração para seus professores e colegas e apoiar várias associações na luta contra o cancro.

Orgulhosa da sua nova perna, a adolescente não se mostra inibida pela diferença e é frequente vê-la a usar vestidos ou mini-saias como qualquer jovem da sua idade.

Recuperada do cancro, Gabi sonha com um futuro risonho onde poderá usar a sua história para inspirar outras pessoas. “Eu gostaria de trabalhar como médica, enfermeira ou cientista, para poder ajudar a encontrar uma cura para o cancro. Se eu pude vencê-lo, viver com uma prótese na perna e reaprender a andar e a fazer tudo de novo, então eu acredito que eu posso fazer qualquer coisa!”, finalizou.