Saúde & bem-estar

Descoberto um novo sabor: hidratos de carbono

Os tempos mudam e, aparentemente, o nosso palato também. Um grupo de investigadores dos Estados Unidos da América descobriu um sexto sabor: o gosto peculiar dos hidratos de carbono.

Depois do doce, salgado, azedo, amargo e umami (gosto delicioso, em japonês, e que deixa um sabor aveludado na boca) eis que surge um novo sabor.

A descoberta, que surgiu há semanas através dos cientistas da Universidade de Oregon, mostra que tudo se deve à presença de polissacarídeos (ou glicanos) em alimentos como massa, pão, bolachas ou batatas.

As biomoléculas criam o sabor a amido, ou amiláceo, e os humanos conseguem detectar o sabor peculiar em vários compostos.

Na experiência, os participantes consumiram um composto que bloqueava os recetores responsáveis pelo sabor doce. E identificaram sem dificuldade o gosto de pão e massa.

“Acredito que seja por isso que as pessoas preferem hidratos de carbono complexos”, explicou Juyun Lim, responsável pelo grupo de investigadores, à New Scientist.

“O açúcar sabe bem a curto prazo, mas se te oferecerem chocolate e pão, provavelmente vais comer uma pequena quantidade de chocolate, mas uma maior quantidade de pão, que podes comer ao longo do dia”, continuou.

O estudo foi publicado na Chemical Senses mas há uma versão em vídeo: