Cultura

Balões de ar quente e música na Feira do Livro do Porto

Os Jardins do Palácio de Cristal voltam a ser, pelo terceiro ano consecutivo, o palco da Feira do Livro do Porto. E estão bem presentes no programa desta 85ª edição, cujo tema é ‘A Ligação’.

É que o público que for ao evento, que arrancou na sexta-feira, dia 2, vai poder estar presente noutra comemoração. Os Jardins fazem 150 anos e por isso há passeios em balões de ar quente, que irão sobrevoar aqueles que são considerados dos mais belos jardins românticos do mundo.

O voo evoca a viagem do aeronauta francês Emilien Castanet, que, a 2 de dezembro de 1883, se lançou do local num balão, rumo aos céus. A atividade fez-se no dia de estreia da feira e vai repetir-se nos dias 9, 16 e 17 de setembro.

Mas não é só. A música também vai animar os 16 dias da feira. Na primeira noite houve um concerto a cargo do Quinteto de Jazz do Conservatório de Música do Porto. Hoje, sábado, é a vez da Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto fazer uma apresentação às 18h00 junto à Concha Acústica.

O evento conta com 131 pavilhões, de 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e oito distribuidoras. Entre as estreias vão estar a icónica Livraria Lello, a Chiado Editora, a Ordem dos Arquitetos, o jornal Público e a editora espanhola Bubok.

O escritor portuense Mário Cláudio, de 74 anos, é o grande homenageado deste ano. A cidade vai atribuir-lhe uma tília simbólica, assim como fez a Agustina Bessa-Luís e a Vasco Graça Moura, homenageados das edições anteriores.

Para esta edição são mais de 70 os convidados provenientes das mais diversas áreas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o certame. As portas estão abertas até dia 18 de setembro, entre as 12h00 e 21h00, exceto às sextas-feiras e sábados que alarga até às 23h00.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração da feira
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e Marcelo Rebelo de Sousa na inauguração da feira

Fotos: Redes Sociais