Atualidade

Pianista de jazz Joe Sample morre aos 75 anos

Joe Sample, lendário pianista de jazz, morreu aos 75 anos na sexta-feira, dia 12, em Houston, no Texas (EUA).

O músico revolucionou o jazz fusion – quando o jazz se mistura com outros géneros musicais – nos anos 60 e 70, e trabalhou como teclista e compositor durante mais de cinco décadas para nomes como Marvin Gaye, Anita Baker, Joni Mitchell e Canned Heat.

A família de Sample anunciou a sua morte pelo Facebook, mas não mencionou a causa da morte. O pianista foi hospitalizado em 2013 com pneumonia após sofrer diversos problemas de saúde, incluindo dois ataques cardíacos, em 1994 e 2009.

“A Sua mulher Yolanda e o seu filho Nicklas gostariam de agradecer a todos os fãs e amigos, pelas suas orações e apoio durante este tempo”, lê-se na mensagem.

Sample formou a banda The Jazz Crusaders com o saxofonista Wilton Felder, o baterista Stix Hooper, o trombonista Wayne Henderson, entre outros colegas da Universidade do Sul do Texas nos anos 50. O grupo mudou-se para a Califórnia e gravou o seu primeiro disco, “Freedom sound”, em 1961. Dezanove dos mais de quarenta discos que lançaram, entraram na lista dos 200 mais vendidos da “Billboard”. O grupo mudou o seu nome para The Crusaders em 1971, quando começou a experimentar ritmos como funk e R&B, e incluíram um baixista e um guitarrista. O grupo separou-se em 1987.

Sample também teve uma carreira a solo aclamada pela crítica, tendo gravado 21 álbuns e participou nos discos “Court & Spark”, de Joni Mitchell, e “Let’s get it on”, de Marvin Gaye. O músico fez recentemente uma tournée pela EUropa com o seu novo grupo, o Creole Joe Zydeco Band.

Joe Sample