Televisão

A Casa dos Segredos 6 começa hoje: recorde as cinco edições anteriores

É já esta noite que o reality show líder de audiências volta aos écrans portugueses, novamente com o cunho da TVI. A sexta edição nacional do Secret Story promete conquistar, uma vez mais, os telespetadores.

As expectativas são grandes e, enquanto espera pela Gala de abertura, apresentada por Teresa Guilherme, a partir das 21 horas deste domingo, dia 11 de setembro, a Move Notícias convida-o a recuar no tempo e recordar as cinco anteriores edições do programa.

Foi em outubro de 2010 que os portugueses conheceram a Casa dos Segredos. Na altura, a apresentação do programa ficou a cargo de Júlia Pinheiro que, agora, “veste a camisola” da SIC.

O enredo desta história andou sempre em torno do trio amoroso composto por Vítor, Ana Isabel e Hugo F.. Os dois primeiros entraram na casa como casal, mas saíram de costas voltadas, depois de Vítor ter sido expulso por atitudes impróprias com a ex-companheira.

No final, acabou por ser o pastor António, de Baião, a vencer o concurso, conquistando os portugueses com a sua humildade, um pouco à semelhança do que havia acontecido com Zé Maria, no primeiro reality show da televisão portuguesa, no caso o Big Brother.

Recorde, então, aqui, os primeiros participantes desta primeira edição do Secret Story e os seus respetivos segredos.

Já com Teresa Guilherme na condução do reality show, a segunda edição da Casa dos Segredos arrancou em setembro de 2011 e veio vincar o gosto dos portugueses por este tipo de programas.

Nesta história da vida real, o foco andou sempre em torno da relação entre Fanny e João Mota. Ainda assim, a agora concorrente do Secret Story francês nunca foi muito bem vista pelos portugueses, acabando por ser o atual namorado da atriz Mariana Monteiro a arrecadar o prémio final.

No total, foram 20 os participantes desta Casa, sem contar com Bruna, que chegou a ser figura de destaque das Galas, na tentativa de formar um casal com Miguel, mas sem nunca ter entrado na casa. Reveja, agora, todos os concorrentes.

Quanto à 3.ª edição, essa arrancou em setembro de 2012 e já foi muito mais competitiva do que as anteriores, até porque os portugueses já estavam bem mais familiarizados com as regras do jogo.

Logo de início, começaram a formar-se grupos, com Rui a liderar o que havia de ser chamado de “La Família” e que tinha como principal alvo Wilson Teixeira. Contudo, foi este treinador de futebol quem conquistou o coração dos portugueses e até era visto como principal candidato à vitória final. No entanto, uma atitude irreflectida (agressão a Hélio) precipitou a sua saída e logo com uma expulsão direta.

Esse momento acabou por inverter a tendência do jogo e o grande vencedor acabou por ser Rúben Boa Nova, concorrente que superou os restantes 21 participantes, que pode recordar aqui:

No final de setembro de 2013 arrancou a quarta edição e, quando tudo fazia crer que o produto estava esgotado, eis que o lote de concorrentes escolhidos a dedo proporciona uma das mais emotivas histórias de sempre da Casa dos Segredos.

Sofia Sousa e Tierry entraram no programa como ex-casal e com uma filha em comum e o enredo andou sempre em torno dos dois. Mas Sofia não lidou bem com a crescente proximidade entre o ex-namorado e Débora e, depois de um ataque de ciúmes, fez com que Tierry revelasse o segredo de ambos.

Os portugueses sentiram as dores de Sofia, apoiaram a concorrente em todos os momentos desta conturbada relação e chegaram mesmo a apelidá-la de “Mãe Guerreira”. No entanto, a sua imagem acabou por ficar desgastada, também pela relação que iniciou com Diogo Marcelino, após a saída de Tierry da Casa, e o grande vencedor acabou por ser o alentejano Luís, irmão de Cláudio Ramos.

Bem mais presente na memória dos portugueses está a pretérita edição do Secret Story, que arrancou em setembro de 2014.

Desde a primeira hora, Bruno chamou a si o foco da história, como ódio de estimação dos portugueses, por ter entrado na Casa com uma namorada e duas ex-companheiras.

No entanto, a sua postura acabou por conquistar os telespectadores e, ao aperceberem-se disso, grande parte dos outros concorrentes tentaram entrar em conflito com ele, no sentido de o derrotarem.

Quando todos pareciam virar-lhe as costa, Bruno encontrou em Elisabete o apoio que necessitava e os dois iniciaram uma história de amor, que poucos viam pernas para andar, mas que dura até aos dias de hoje.

Mas essa relação despertou a ira de Agnes que, até então havia sido a protegida de Bruno. Foram, aliás, os dois que iniciaram a “Bat Family”, mas terminaram o programa de costas totalmente voltadas.

Elisabete acabaria por vencer o programa e, já odiada pelos restantes colegas, só foi felicitada pelo namorado.