Atualidade

Sofia Ribeiro celebra vitória contra cancro da mama com texto emotivo

A atriz, de 31 anos, até recorreu ao vernáculo para colocar um ponto final numa guerra que durou nove meses: “Oh meu Deus, meu Deus, terminou? E agora? Eu consegui?! CONSEGUI!!! CONSEGUI! Car%£¥••%#*+&€@!!!”

Foi precisamente a 13 de novembro de 2015 que Sofia Ribeiro foi diagnosticada com um cancro da mama, uma triste notícia que decidiu partilhar com o mundo 11 dias depois, através das redes sociais. Contudo, este domingo, 13 de agosto, voltou a recorrer ao Facebook para anunciar a sua vitória sobre essa terrível doença.

Mais do que isso, num texto longo e emotivo, a atriz partilhou a experiência que viveu nas diversas batalhas que travou ao longo deste período, agradeceu o apoio que lhe foi dado por toda a gente e aconselhou os mais jovens a não pensarem que são invencíveis.

“Cuida-te, tem respeito por ti! Faz os teus exames de rotina independentemente da idade que tens. Não adies a contar que não vai acontecer contigo! Entrei nesta luta para ganhar mas se tivesse deixado para mais tarde, hoje talvez ela estivesse perdida… mas não está! ‘Terminou, Sofia, parabéns… Fase concluída’”, escreveu já depois de ter feito o balanço dos tais nove meses de luta.

“Passei por injeções várias para estimular a ovulação, meses de quimioterapia, exames, análises, agulhas de perder a conta, a entrar e sair do meu corpo, 3 cirurgias, 2 anestesias gerais, 1 sedação, um mês de radioterapia, incontáveis horas em diversos hospitais, médicos e salas de espera, entre tantas, tantas, outras coisas que nunca, nem nos piores pesadelos fizeram parte do meu dia-a-dia…”, explicou Sofia Ribeiro, mas sem terminar por aí.

SofiaRibeiro2

“Também pude experienciar ser careca durante uns 6 meses. Mudei a pele, vi-me mudar de cor. Vi a minha cara, o meu corpo, a minha alma deformada. Tive a pele mais macia que veludo e mais pálida que um fantasma. Perdi as minhas grandes mamocas mas ganhei leveza para os 8 quilinhos que chegaram com tudo. Aprendi a lidar com ausências como com o cansaço. Frios, calores repentinos e intensos da “menopausa” ( que me vão acompanhar nos próximos 5 anos por conta do comprimidinho cor de rosa, o Tamoxifeno)… Chorei baba, ranho, passei noites acordada e dias a dormir, senti-me perdida, com medo, insegura, zangada achei algumas vezes que ia perder as forças.”

Agora é tempo de olhar para a frente e Sofia admite que a sua vida “começa agora”.

SofiaRibeiro1