Atualidade

Sismo de Itália: 267 mortos, 387 feridos e mais de 920 réplicas

Já começa a ser difícil acompanhar os números do sismo que abalou o centro de Itália na quarta-feira. O terramoto de 6.2 na escala de Richter já provocou 267 mortos – mais 20 que no último balanço oficial -, 387 feridos e novas réplicas que conseguiram destruir o pouco que ainda restava nalgumas zonas.

A lista pode ainda aumentar. Uma réplica de magnitude 4.3 na quinta-feira na região de Amatrice provocou o colapso de edifícios que já estavam danificados.

Os dados mais recentes da Proteção Civil revelam que desde o primeiro sismo já foram registadas pelo menos 928 réplicas.

Em Amatrice, morreram 207 pessoas. Em Arquata e Pescara del Tronto, morreram 49, e em Accumoli registaram-se 11 vítimas mortais.

Segundo o jornal italiano Corriere della Serra, 215 pessoas foram retiradas vivas dos escombros pelas equipas de salvamento.

As operações de busca e salvamento continuam a decorrer, por isso é de esperar que o número aumente.

Entre os mortos já confirmados existem oito cidadãos estrangeiros. Os ministérios dos negócios estrangeiros de Espanha e da Roménia confirmaram que há uma vítima mortal espanhola e dois romenos. A comunicação social britânica avança que morreram três cidadãos do Reino Unido, incluindo um jovem de 14 anos. As outras vítimas são do Canadá e de El Salvador.

Pelo menos 2500 pessoas ficaram desalojadas. A maioria nas localidades de Pescara e Arquata del Tronto.

Para ter uma ideia da violência do sismo de quarta-feira, estas sãs as imagens de videovigilância da auto-estrada em Abruzzo que foram captadas naquela fatídica madrugada: