Atualidade

Atletas Olímpicos denunciam más condições em vésperas dos Jogos

As críticas à organização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro sucedem-se. Depois do comité português ter chegado à Aldeia Olímpica e se ter deparado com apartamentos sujos e sem água, também os atletas australianos denunciaram problemas de higiene e segurança nos alojamentos, com casas de banho entupidas, canos rotos, instalação elétrica exposta e cheiro a gás.

A situação, que está a causar um enorme mau estar não só junto daqueles que vão competir mas da própria organização, tem vindo a ser denunciada através das redes sociais.

Assim, para levar os responsáveis a tomar medidas, foi criado nas redes sociais uma hashtag identificativa do problema. Para deixar tudo registrado – com razão e bom humor – alguns atletas postaram fotos dos seus aposentos com #IOCLuxuryLodging, o que, traduzido, seria algo como ‘Alojamento de Luxo do Comité Olímpico Internacional’.

No entanto, de luxo há muito pouco nas imagens. De tal forma que os próprios atletas tentam ‘remendar’ o cenário que lhes serve de local de descanso.

Recorde-se que os Jogos Olímpicos desde ano terão início no próximo dia 5 de agosto -a cerimónia de abertura irá acontecer no Estádio do Maracanã – e receberão mais de 10 mil atletas de um total de 207 delegações, entre as quais a inédita de refugiados. No total, são esperadas 18 mil pessoas na aldeia, apoiadas por cerca de 13 mil funcionários e voluntários.