Atualidade

Modelo transexual Lea T faz história nos Jogos Olímpicos 2016

Os Jogos Olímpicos estão prestes a começar. É já no próximo dia 5 de agosto que terá início o evento desportivo mais aguardado do ano.

Com o Rio de Janeiro como palco, pela primeira vez na sua história, o certame contará com a presença de uma personalidade transexual no evento de abertura dos jogos.

Trata-se nada mais, nada menos que Lea T, a modelo internacional que nasceu em Minas Gerais e é filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo.

Ao lado de Gilberto Gil, Elza Soares, Caetano Veloso e Anitta, a jovem tem como objetivo transmitir “uma mensagem clara sobre inclusão”.

lea-t

Segundo a notícia divulgada na manhã desta quinta-feira, 28, pela BBC Brasil, Lea pretende levantar a bandeira da inclusão e ser porta-voz da diversidade de género, orientação sexual e raça “num momento em que o Brasil será apresentado ao mundo”.

“Não posso falar nada ainda, precisamos manter a surpresa. Mas a mensagem será muito clara: inclusão. Todos, independente de género, orientação sexual, cor, raça ou credo, somos seres humanos e fazemos parte da sociedade. Meu papel na cerimónia, num universo micro e representativo, ajudará a transmitir esta mensagem”, revelou a modelo que já desfilou para algumas das mais conceituadas marcas internacionais.

Esta será também a primeira edição dos Jogos Olímpicos onde atletas transexuais poderão participar, com o aval do Comité Olímpico Internacional, nas categorias dos géneros com os quais se identificam, sem precisarem de passar pelas cirurgias de mudança de sexo.

Recorde-se que Lea T, que nasceu rapaz, saltou para as luzes da ribalta depois de, em 2011, ter sido convidada por Riccardo Tisci para protagonizar a campanha da Givenchy, numa altura em que a modelo ainda não tinha sido submetida à operação de mudança de sexo mas já desfilava na pele de mulher.

“Riccardo Tisci colocou-me na campanha para me dar um dinheiro para eu sobreviver e poder fazer a cirurgia”, revelou a modelo no início da sua carreia. Desde então, foram várias as conquistas que alcançou, tornando-se numa das mais conceituadas e respeitadas manequins internacionais.