Atualidade

The Gift cabeça de cartaz na primeira noite da EXPOFACIC

De 28 de julho a 7 de agosto, Cantanhede recebe a 26ª edição da EXPOFACIC – Feira Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede.

Aquela que é considerada a maior feira de atividades do país volta a surpreender com novidades e este ano a grande atração é sem dúvida a presença da exposição mundial “O Mundo dos Dinossauros”, com dinossauros em tamanho real, que tem reservada para si uma tenda de 1500 m2. Aqui o público pode encontrar cinco esqueletos de dinossauros, crânios e outros ossos, garras, dentes, unhas e ovos fósseis.

Apresenta também 26 réplicas de dinossauros em tamanho real, entre as quais a de um Tiranossauro Rex com 12 metros de comprimento e sete de altura, algumas delas animatrónicas, que vão interagir com o público através de movimento e som, tornando a visita mais dinâmica e interativa, fazendo as delícias de miúdos e graúdos. Para além desta exposição, no recinto da feira estão também patentes as exposições “Galos de Barcelos” com os galos tradicionais estilizados pela criatividade de diversos artistas, “Animais e Plantas Aquáticos”, “Répteis e Anfíbios”, “Flores e Aves Ornamentais” e à semelhança do ano passado, a exposição alusiva às “Profissões Tradicionais”.

Este ano a área total de exposição é de 95 mil metros quadrados, mais 2 mil em relação à edição passada. O número de expositores ultrapassa os 500, sendo que em 2016 registou-se uma grande procura por parte das empresas, que não querem deixar de marcar presença neste certame. E, pela primeira vez, a área de expositores conta com empresas internacionais, que confiam no potencial de negócio da feira de Cantanhede.

Para além das referidas, também as áreas Institucional, Comercial, Industrial e Serviços, Automóvel, Tasquinhas e Restauração, Artesanato Nacional e Internacional, a área Agrícola merecem uma visita atenta.

No dia 6 de Agosto a EXPOFACIC veste-se de branco com a realização da Noite Branca, cuja receita da venda das t-shirts brancas que estarão à venda no recinto a €2 cada, reverte na totalidade para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

A inauguração do palco principal – este ano também com um cenário renovado e uma área de imprensa mais alargada – esteve a cargo dos surpreendentes “Deixem o Pimba em Paz”, a dupla improvável de Manuela Azevedo e Bruno Nogueira, que se fazem acompanhar em palco pela sua banda, na interpretação de canções popularmente designadas por “pimba”. Manuela Azevedo, com os seus “Clã” já nos habituou à entrega e expressividade em palco, já Bruno Nogueira surpreende com o à vontade nesta faceta de músico e cantor.

O público não deixou o pimba em paz fazendo questão de acompanhar a banda no cântico destes temas tão bem conhecidos nas vozes de outros cantores.

Já passava da meia noite quando a sonoridade inconfundível dos The Gift se fez ouvir no recinto do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. À voz inconfundível da carismática Sónia Tavares juntou-se o coro de fãs que encheram por completo o recinto do palco 1. O recentemente “THE GIFT 20” «Clássico», uma coletânea comemorativa de 20 anos de carreira, deu o mote para o concerto da primeira noite da EXPOFACIC.

A noite continuou animada com a atuação de DJ’s no palco Sagres na zona das tasquinhas. Veja as fotos:

Texto: Teresa Arsénio
Créditos fotográficos: MCrespo