Atualidade

Portugal-França saiu do relvado e estende-se num duelo de… petições

Perder a final do Euro2016, frente à Seleção Nacional, foi algo que os franceses jamais equacionaram e, por isso, estão a lidar muito mal com o facto de o troféu ter viajado para território português.

Ainda incrédulos pelo resultado registado no Stade de France, no passado domingo, 10 de julho, os franceses estão a aderir em massa a uma petição que corre na internet e que visa repetir a final do Euro2016. Todavia, houve uma portuguesa que decidiu dar o troco na mesma moeda e criou, no mesmo site gaulês (“mesopinions.com”), uma outra petição, esta intitulada “Que os franceses ganhem juízo.”

De momento, na manhã desta terça-feira, dia 12 de julho, a França está a golear Portugal, com a sua petição a aproximar-se das 100 mil assinaturas, face às pouco mais de 100 da que defende as cores nacionais. Porém, no duelo que realmente interessa, a vitória foi verde e vermelha e essa já ninguém a tira.

A terminar, leia ainda a descrição da petição criada por quem se considera “une portugaise tres chateada”. Aqui vai: “Portugal mereceu ganhar, a equipa francesa cometeu uma falta gravíssima a Cristiano Ronaldo, foi agressiva e não teve qualquer tipo de fairplay. Falam das faltas, mas foram os primeiros a cometer faltas estratégicas. Ofenderam e menosprezaram toda uma nação. Aprendam a perder e mantenham a vossa dignidade. E mais, uma nação como a nossa não precisa de brilho na Torre Eiffel, pois brilha por si própria.”