Televisão

Maria João Luís: “Tenho 53 anos mas estou aqui para as curvas”

Depois de dois projetos onde assumiu o protagonismo – “Sol de Inverno” onde vestiu a pele da matriarca Laura e “Poderosas” em que deu vida a Jacinta -, Maria João Luís regressa à ficção da SIC num papel “mais leve”.

A atriz será Pilar, uma inspetora-chefe da Polícia Judiciária muito perfecionista, que vive numa dualidade de sentimentos constante face ao lado criminoso do filho mais novo, Ricardo (Tiago Teotónio Pereira).

Em “Amor Maior”, Maria João Luís volta a contracenar com o amigo Rogério Samora (Vicente). Desta feita, os dois atores serão um casal muito apaixonado.

Feliz com o desafio que tem em mãos, a atriz revela que estava “cansada” de ser protagonista: “É muito complicado porque são muitas horas de gravação e vim de dois projetos onde as minhas personagens tinham muita incidência. Estava mesmo cansada!”.

Sobre a “sua” Pilar, Maria João adianta que este é um papel que lhe dá “imenso gozo”. “Há 20 anos tinha feito uma polícia, e quando soube que seria uma inspetora-chefe da PJ fiquei muito agradada. Gosto destas coisas de ação, com armas e coletes. Tenho 53 anos mas estou aqui para as curvas”, frisa.

Cheia de vitalidade, a estrela da SIC revela que dispensa os duplos e faz questão de dar corpo a todas as suas cenas por mais difíceis ou exigentes que sejam, o que já lhe valeu “algumas mazelas”. “Tenho muito jeito com a pistola e acerto sempre no alvo”, brincou durante a apresentação da novela.

_AS_9428

Dividida entre Ponte de Sôr e Enxara do Bispo

Em 2008, Maria João Luís e o marido, Pedro Domingos, técnico de som e de luz, agarraram nos três filhos – Jaime, de 19 anos, Artur, de 18, e Lucas, de 12 – e rumaram a Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, onde, um ano depois, em Junho de 2009, fundaram a companhia Teatro da Terra.

Hoje, a atriz vive dividida entre o Alto Alentejo e Enxara do Bispo, onde habitava na altura da mudança, graças aos projetos profissionais que tem em Lisboa.

Dedicada à família, Maria João tenta ter “o máximo de tempo possível” para o marido e os filhos.

Orgulhosa dos seus rebentos, que começam a traçar os seus próprios percursos, a consagrada atriz revela que “o mais velho entrou agora no curso de realização no conservatório”.

Mesmo sendo as artes uma área tão inconstante, a actriz garante que “independentemente da profissão que eles escolherem estarei cá para os apoiar, só quero que sejam felizes, por isso se quiserem ser trolhas, podem ser trolhas”.

maria joao luis