Atualidade

Fernando Santos volta a ser campeão. Agora na blogosfera

Um campeonato nunca vem só. A frase dava um bom provérbio e serve de resumo do momento especial que Fernando Santos está a viver na sua carreira. Depois de ter liderado a seleção na conquista do primeiro Campeonato da Europa, voltou a receber nova distinção. Desta vez na blogosfera portuguesa.

O nome do treinador foi referido 387 vezes no espaço de dois dias. Mais concretamente entre o dia da final e 12 de julho. ‘Fernando Santos’ foi o tema principal nos posts publicados, enquanto que Éder, autor do golo da vitória, foi referido mais de 100 vezes, no mesmo período.

Estes dados foram revelados hoje pelo diretório Blogs Portugal, que reuniu os números em parceria com a Guess What. Na base do estudo estiveram os 141 blogues portugueses dedicados em exclusivo ao futebol.

Em três dias, a vitória portuguesa no campeonato mereceu 297 posts. Já o tema ‘final do Euro 2016’ foi mencionado 284 vezes.

Para além do nome e dos temas, também foi apurado o adjetivo mais usado na blogosfera portuguesa. Sim, ‘nojento’ também foi bastantes vezes escrito, mais concretamente por 46 vezes, devido à polémica adjetivação de um meio de comunicação social francês ao futebol praticado pela seleção.

Os portugueses preferiram o computador para consultar os blogues (66% dos inquiridos), seguindo-se o smartphone (26%) e por último o tablet (8%). O Blogger é plataforma mais lida em Portugal.

O Blogs Portugal tem acesso a dados de cerca de 700 mil blogues portugueses, o que representa a quase totalidade de blogues existentes em Portugal.