Moda

Estilistas e marcas de renome vestem atletas dos Jogos Olímpicos. Conheça a roupa aqui.

Todos estão preocupados em ter um bom desempenho desportivo e sonham com o pódio. Mas a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos também deixa os atletas preocupados com a sua imagem. Foi a pensar nisso que estilistas e marcas de renome internacional decidiram desenhar a roupa que a comitiva do seu país de origem vai levar para o Rio de Janeiro.

Comecemos por Portugal. A empresa portuguesa Salsa deu um look denim à linha de roupa que os nossos atletas vão desfilar na cerimónia de abertura, no próximo dia 5 de agosto. Há ainda apontamentos bem nacionais, como o coração de Viana em filigrana, a bandeira de Portugal, excertos do hino português e a cruz da Ordem de Cristo.

A maior comitiva de sempre de Portugal – são 180 pessoas: 92 atletas, que representarão o país em 16 modalidades diferentes, e 88 elementos da equipa técnica – será seguramente uma das mais casuais. Já a roupa com que os desportistas vão competir é da Joma Sport.

O mesmo não se pode dizer dos Estados Unidos da América que, como se sabe, gostam de quebrar barreiras e recordes. A Ralph Lauren desenhou o primeiro casaco luminoso do evento.

Stella McCartney ‘veste’ a seleção do Reino Unido. A estilista já tinha sido escolhida em 2012 para desenhar a roupa da equipa de Hipismo do seu país natal.

Em França a escolha recaiu na Lacoste, sendo que para tal muito contribuiu o trabalho de um português. O diretor criativo da marca, Felipe Oliveira Baptista, fez 77 modelos diferentes.

Giorgio Armani foi o criador da roupa da comitiva de Itália, quer nestes Jogos Olímpicos de Verão, quer nos Jogos Paralímpicos.

A dupla Dsquared2 tratou da imagem dos desportistas do Canadá, enquanto que a mediática brasileira criadora de biquínis Lenny Niemeyer ajudou o país anfitrião, Brasil.

Veja aqui as roupas dos atletas olímpicos, através das fotografias já partilhadas pelas marcas e os vídeos entretanto divulgados: