Atualidade

Braga e Guarda com ‘Aviso Laranja’ devido ao calor

Os distritos de Braga e da Guarda estão hoje sob ‘Aviso Laranja’, o segundo mais grave, devido ao calor. Outros 13 distritos do país vão estar sob ‘Aviso Amarelo’, terceiro mais grave numa escala de quatro. Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga, Porto, Guarda e Vila Real vão ter 27 concelhos com risco ‘Máximo’ de incêndio.

Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e foram publicados no site. O IPMA mantém o alerta de tempo quente e seco até segunda-feira, dia 18, devido ao “transporte de uma massa de ar muito quente e seco, na circulação de um anticiclone localizado sobre o golfo da Biscaia”. São, por isso, previstas temperaturas máximas elevadas até ao início da próxima semana.

Para este domingo, dia 17, o tempo será quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira da região Centro até final da manhã. O vento será fraco a moderado no litoral oeste durante a tarde e na Costa Sul do Algarve até meio da tarde.

Vai haver uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior Norte e Centro e uma descida da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte.

Lisboa pode registar uma máxima de 36 graus e uma mínima de 22. Faro terá uma temperatura máxima de 33 graus, com a mínima a manter-se agradavelmente nos 22. O calor no Porto não será tão intenso, uma vez que são esperados 27 graus de máxima durante o dia.

E como estamos em época de férias fique a saber que este domingo tem tudo para ser um bom dia de praia. Além do calor no exterior, a temperatura água do mar na Costa Sul do país ronda os 22 graus. Na Costa Ocidental pode atingir uma máxima de 18 graus.