Atualidade

A temperatura vai aumentar

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro de risco, para a orla costeira da Madeira e para a ilha de Porto Santo, devido à previsão de alta temperatura.

Para a ilha da Madeira, o IPMA prevê que o mercúrio nos termómetros suba até aos 27 graus centígrados, enquanto em Porto Santo a temperatura máxima deverá fixar-se em 26.

Em todo o arquipélago, o céu vai apresentar-se em geral pouco nublado, com vento fraco, e a ondulação não ultrapassará um metro.

No território continental, para o qual não se prevê qualquer situação meteorológica de risco, o céu estará pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco e ondulação de noroeste até 1,5 metros e ligeira subida da temperatura no interior.

O aumento das temperaturas mínima e máxima levou a Autoridade Nacional da Protecção Civil a emitir na sexta-feira um aviso para o agravamento do perigo de incêndio florestal, em especial nas regiões do interior norte e centro.

As previsões de temperatura máxima apontam para 31 graus centígrados em Beja e Castelo Branco, 30 em Portalegre, 29 em Faro, 25 em Lisboa e 22 no Porto.

Nos Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade ao final da tarde, com período de chuva.

Ponta Delgada terá a temperatura máxima no arquipélago, com 27 graus centígrados, e a ondulação será de pequena vaga a cavado (ondas de um a dois metros).

temperatura