Atualidade

Seis distritos sob aviso laranja devido ao calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja seis distritos de Portugal continental devido ao calor: Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os distritos de Bragança e Guarda vão estar sob aviso laranja até às 20h00 de terça-feira, enquanto os de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja ficam sob o mesmo aviso até às 20h00 de segunda-feira.

Também devido ao tempo quente estão sob aviso amarelo os distrito de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro. Na Madeira, estão igualmente sob aviso amarelo a ilha do Porto Santo e a costa norte da ilha.

O IPMA prevê para este domingo tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral da região Norte. Para os Açores, no grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva fraca a partir da noite, passando a aguaceiros fracos. No grupo central, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas ao longo do dia. Já na Madeira, o instituto prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas zonas montanhosas e nas vertentes sul.

As temperaturas máximas previstas para este domingo são 33 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro, 23 no Porto, 25 no Funchal e 24 em Ponta Delgada.