Atualidade

Utentes de centros de saúde já têm liberdade de escolha para consultas

Já é possível aos utentes de todos os centros de saúde do país marcar uma consulta da especialidade livremente em qualquer hospital, e a adesão tem sido significativa.

No primeiro mês desde a implementação dessa medida, treze por cento dos utentes dos primeiros centros de saúde onde foi possível começar a marcar uma consulta da especialidade em qualquer hospital, optaram por fazê-lo fora do hospital da sua área de referência.

A liberdade de escolha arrancou com experiências piloto no início de maio em quatro centros de saúde: Sete Rios (Lisboa), Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Modivas.

Entretanto, e face ao sucesso da medida, foi possível, desde o início do mês de Junho, alargar a todos os centros de saúde esta possibilidade de os utentes escolherem livremente onde querem ter uma consulta da especialidade.

Até agora os doentes não podiam escolher os hospitais do Serviço Nacional de Saúde onde iam ser acompanhados em consultas da especialidade e sujeitavam-se à sorte da sua área de referência ter ou não grandes tempos de espera.