Atualidade

1º “Ideias à Prova” promove debates no Porto

Meia centena de “provadores” reuniram-se à conversa no 1º jantar debate do ciclo “Ideias à prova”. Políticas activas de combate aos efeitos do aumento da esperança de vida, a reabilitação do papel da família, o uso de tecnologia preventiva, a aposta na educação e integração partilhada da responsabilidade do Estado e da Sociedade Civil foram apontamentos analisados para a descoberta de novas soluções.

“Parar para Pensar” foi o mote que conduziu a AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade – à criação do ciclo de conversas “Ideias à prova”, um encontro entre um Chef de Cozinha, um enólogo e uma figura de destaque no país que se converte num momento de degustação e troca de ideias. O primeiro encontro no passado dia 15 de Junho na Fundação AEP teve como protagonistas António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Ivo Loureiro, Chef de Cozinha, e Nuno Morais, enólogo da casa Vale de Fornos. “Socializar – Vale a pena matar o egoísmo e soletrar a responsabilidade?” foi o tema para “degustar”.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, abriu a conversa fazendo uma reflexão sobre as alterações aceleradas que se têm vindo a sentir no mundo. Alterações das regras da sociedade, demografia desequilibrada, solidão sobretudo dos mais idosos, desemprego, falta de coesão social e económica foram alguns dos tópicos abordados.

“Não estamos preparados para ser pais dos nossos pais, há um grande egoísmo na sociedade ao qual se soma a não responsabilidade”, referiu o Provedor sobre a falta de sustentabilidade do atual Estado Social. Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP lembrou o desafio demográfico que o país enfrenta. “Anualmente perdemos cerca de 50 mil pessoas no país, tendo Portugal o 3º índice mais baixo da União Europeia”.

Políticas de envelhecimento ativo e foco na família, uso da tecnologia, aposta na educação e integração na responsabilização do Estado mas sobretudo da sociedade civil foram alguns apontamentos apresentados pelos participantes para traçar caminhos para novas gerações de coesão social e económica.

O objetivo da iniciativa “Ideias à prova” é dar voz a um Norte inquieto na partilha de ideias sobre novos modelos económicos, sociais e políticos que servem como ponto de partida para uma reflexão que se quer mais alargada e mais potenciadora de novas ideias e perspetivas sobre o futuro de Portugal, explica António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI.

Desta forma, até ao final do ano 2016, a AGAVI irá reunir mensalmente Pensadores, Enólogos e Chefes de Cozinha em jantares-debate para Parar, Pensar e Partilhar. O próximo jantar está já agendado para o dia 8 de julho e debruça-se sobre o tema “Ambientar – Quanto vale a sustentabilidade. A Soma do implícito e do Explicito?”, com a presença como pensador do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, as propostas gastronómicas do Chef Miguel Castro Silva, e os vinhos da Casa Gran Cruz, apresentados pelo enólogo José Manuel Sousa Soares.