Atualidade

Morreu jornalista de ’60 minutes’ da CBS

Morley Safer, o carismático jornalista do programa da CBS faleceu esta quinta-feira, aos 84 anos, uma semana depois de se ter reformado por motivos de saúde.

A cadeia televisiva norte-americana anunciou a morte do jornalista que durante mais tempo esteve ao seu serviço: mais de 50 anos que lhe valeram 12 Emmy e três Peabody Awards. Safer contava ainda mais de 60 anos ao serviço do jornalismo.

O jornalista foi durante 46 anos a estrela do programa da CBS, o ’60 Minutes’, transmitido em Portugal pela SIC. Era reconhecido pela sua integridade jornalística, histórias que contava e entrevistas que realizou.

“É um dia muito triste para todos nós na CBS News. Morley era uma figura icónica, um dos pilares e uma inspiração”, pode ler-se no site da estação de notícias.

“Morley foi um dos mais importantes jornalistas de qualquer meio, de sempre”, disse o patrão e CEO da CBS. Para Leslie Moonves, Safer mudou a forma de se fazer reportagem. “Ele era também um cavalheiro, estudioso, um grande contador de histórias — tudo isso e muito mais para a gerações de colegas, a sua legião de amigos, e a sua família, a quem prestamos as mais sinceras condolências pela perda de um dos grandes tesouros da CBS e do jornalismo”.