Atualidade

Faz 10 anos que homem foi entrevistado pela BBC por engano

Foi há 10 anos que o congolês Guy Goma entrou no edifício da BBC, em Londres, para uma entrevista de emprego, mas acabou por ser entrevistado para o noticiário em direto.

A situação aconteceu em 2006 mas a imprensa internacional recupera hoje a história já que passam 10 anos desde a entrevista que acabou por se tornar num dos momentos mais caricatos da história da televisão.

Na altura, Guy Goma, um taxista, concorreu a uma vaga para um trabalho como técnico na estação televisiva. No entanto, quando se preparava para responder a perguntas do que pensava ser a sua entrevista de emprego rapidamente descobriu que estava a ser alvo de outra entrevista.

A confusão deveu-se ao facto de ambos os entrevistados partilharem o mesmo nome. A apresentadora, Karen Bowerman, confundiu o Guy Goma com Guy Kewney, especialista em tecnologia, que fora convidado para responder a questões sobre a batalha judicial entre a Apple Computer e a Apple Corps pelo direito ao logótipo da marca.

O resultado não podia ser mais hilariante. A jornalista apresentou o convidado como Guy Kewney, editor do site de tecnologia Newswireless e nessa altura o taxista entrou em pânico, não conseguindo corrigir a apresentadora do equívoco.

O programa continuou assim em direto. “Ficou surpreendido com este veredito?”, perguntou a jornalista referindo-se ao caso da Apple Computer vs Apple Corps em tribunal. Sem perceber nada do que se estava a passar, Guy Goma acabou por responder: “Fiquei muito surpreso por ver este veredicto vir para mim porque eu não estava à espera. Quando vim, disseram-me outra coisa”.

O entrevistado acabou por, entretanto, ganhar alguma confiança e ainda acabou por responder às perguntas seguintes, sobre o futuro dos downloads e cibercafés.

Uma entrevista que, ao fim de 10 anos, continua a dar que falar, pelo momento caricato e engraçado.

BBC News Blunder Guy Goma from Instep UK on Vimeo.