Saúde & bem-estar

Sabe porque é na Primavera que estamos mais disponíveis para amar?

As andorinhas não são o único sinal da primavera. Nesta altura do ano, aumenta – em 30 por cento – a frequência das relações sexuais, em comparação com o inverno. Sol, vestuário, aromas, viagens e escapadelas de lazer, assim como a alimentação são algumas das razões para o despertar da libido.

Há cinco motivos para este “fenómeno” e a escritora e sexóloga Valérie Tasso explica-os, com detalhe.

Nesta época regista-se igualmente um incremento de 25 por cento na venda de artigos eróticos em relação aos meses de inverno, segundo dados da Dolce Love, demonstrando uma maior predisposição para as brincadeiras em casal.

162897-Sugestões-Criativas-de-Presentes-para-Dia-das-Mães-11

“Na primavera, o sangue altera-se”. Uma frase que se repete de forma compulsiva quando chega esta época do ano mas que corresponde fielmente à realidade.

Segundo Valérie Tasso, reconhecida escritora e sexóloga da Dolce Love, “com a chegada da primavera, a frequência das relações sexuais aumenta em média 30 por cento, em relação ao inverno”.

Não se trata de uma casualidade, já que, de acordo a sexóloga, existem cinco razões fundamentais pelas quais a libido desperta nestes meses:

A primeira das razões é o sol.
A mudança que se produz com o aumento da luminosidade e da temperatura tem implícita uma alteração no estado de espírito, desajustando a nossa atividade hormonal. Para além disso, a luz estimula a produção de serotonina. Esta situação permite que sejamos mais comunicativos e muito mais recetivos a relações sexuais.

Outra das razões é a temperatura e o vestuário
Com o aumento da temperatura aproveita-se mais a vida no exterior, sendo o vestuário mais ligeiro e menos aborrecido. Mostrar mais a sensualidade dos corpos sem dúvida influencia a libido, fazendo disparar os instintos sexuais mais adormecidos durante o inverno. Deixar correr a imaginação com um vestuário mais ligeiro é obra do efeito hormonal da primavera.

O aroma e as hormonas
Sem dúvida, o terceiro elemento que faz crescer a vontade de sexo na população se deve a questões de aroma e de hormonas. A temperatura faz com que os perfumes intensos se conservem durante mais tempo e que se misturem com a maior secreção de feromonas produzidas nesta época do ano. Este cocktail influencia decisivamente o estado de espírito e o interesse por relacionar-se com outras pessoas, aumentando o desejo de forma exponencial quando a oxitocina ou a dopamina também marcam presença. Pode-se dizer que a influência do aroma no incremento do desejo sexual é inerente à questão hormonal.

As viagens e as escapadelas de lazer.
A quarta razão passa por um aumento notável das escapadelas em casal para desfrutar da companhia um do outro e receber com alegria e bom sexo a chegada do bom tempo. Está demonstrado que a libido primaveril estimula a imaginação e o desejo de praticar sexo fora dos ambientes habituais do dia-a-dia. Jacuzzi, terraços, habitações rurais de charme… qualquer ambiente distinto do quotidiano é válido para o sexo primaveril.

A alimentação
E, finalmente, a alimentação resulta num elemento importante no despertar do nosso instinto sexual. Nos meses de primavera e de verão aumenta a ingestão de frutas que estimula e ativa o desejo sexual. O abacate nas saladas, os figos, a banana e inclusive a baunilha nas sobremesas são alguns exemplos de alimentos que potenciam a energia sexual e despertam os instintos mais primários.