Saúde & bem-estar

Partilhar fones? Nem pensar!

Existem vários tipos de fones, uns mais chegados aos ouvidos, outros que dão a volta às orelhas e outros que as tapam completamente. Mas, independentemente do tipo de phones, há que ter sempre algo em mente: nunca partilhar.

Por muito asseada que uma pessoa seja, a limpeza dos ouvidos nunca acontece na totalidade e, por isso, ficam sempre acumuladas bactérias, germes e fungos que, embora não façam mal à própria pessoa, podem colocar a saúde de outros em risco.

Segundo Kelly Reynolds – professor na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos – quando se partilha este objeto são também partilhados resíduos de cera e, mesmo este componente sendo inofensivo, pode ficar criado o habitat ideal para o aparecimento de infeções: clima quente, húmido e escuro, o ‘indicado’ para o crescimento bacteriano e fúngico.

De acordo com o especialista, o uso de fones por si só aumenta em 11 vezes a quantidade de bactérias nos ouvidos, uma tendência que piora quando o equipamento é usado por várias pessoas.

Não partilhar os phones, desinfectá-los frequentemente e guardá-los num local limpo (como uma caixa pequena ou um saco de pano) são alguns truques para evitar possíveis infeções e otites.