Saúde & bem-estar

Ricardo Castro assinala Dia Mundial contra a Obesidade com o seu testemunho

Hoje celebra-se uma data particularmente importante para o ator que, há uns anos, surpreendeu ao surgir com menos 52 quilos. Ricardo Castro não perde o foco e não quer esquecer como era: obeso.

Nas redes sociais assinalou o dia Mundial contra a Obesidade com o seu testemunho, destacando a sua perda de peso.

Hoje é dia 4 de Março , dia Mundial contra a Obesidade! Durante muitos anos deixei-me dormir, porquê? Porque era mais fácil. Sabia no mais profundo fundo de mim próprio, que tinha de fazer alguma coisa mas era brilhante a enganar-me“, começou por contar, acrescentando: “Continuei a dormir ,até que adormeci ao volante do automóvel e despistei-me, porque afinal o meu sono enganava-me e eu na realidade não descansava“.

Ricardo continuou a explicar o sofrimento e o impacto negativo que a sua condição provocava na saúde: “Chegou a notícia- tens apneia do sono muito grave, vais morrer provavelmente com uma paragem cardio-respiratória, o teu sono não é reparador, por isso toma lá esta máquina de respiração assistida (CPAP). Vais dormir com ela para o resto da tua vida. És obeso e serás sempre obeso“.

Havia um conformismo tal que, não conseguir brincar com a filha, era uma evidência incontornável. Consciente de que “não existe ciência para mudar o nosso destino“, o ator percebeu que “só o Amor é capaz de fazer isso: o amor próprio e amor por quem nos ama incondicionalmente“.

Voltas a baralhar as cartas da vida e começas tudo de novo. Cheio de medo, reinventas a tua ementa, aprendes a exercitar o teu corpo e devolves a máquina que te injeta o ar para não morreres. Já não precisas dela. Descobres que mudaste mais por dentro do que por fora e só os que te amam percebem isso…outra vez o Amor…os outros apenas veem fotos de revistas“, observou, certo de que teve a oportunidade de nascer outra vez, ao contrário de muitos.

Não te deixes dormir“, concluiu em jeito de aviso.