Atualidade

Luísa Castel Branco sofre de doença degenerativa

Luísa Castel Branco revelou esta manhã no “Você na TV”, da TVI, que sofre de uma doença auto-imune “há cerca de vinte anos”.

A comentadora do programa “Passadeira Vermelha” falou abertamente de uma passagem que aborda no seu novo livro “Nos teus olhos vejo o mundo”. “É a primeira vez que falo na minha doença”, começou por dizer, referindo que não se tratava do“AVC” que sofreu em 2004.

A mãe de Inês Castel Branco padece de “hidradenite supurativa” (HS), uma patologia inflamatória “degenerativa” caraterizada por nódulos subcutâneos inflamatórios de difícil diagnóstico e cuja causa é ainda desconhecida. “Como o médico explicou, a HS afeta o tecido adiposo e manifesta-se em V, ou seja nas axilas, nas mamas e nas zonas íntimas”, explicou a autora em direto.

“Esta doença é incapacitante por várias razões, mas a principal é porque estou 24 horas por dia com dores e isso limita-me. Fazer tudo o que é uma vida normal é muito difícil”, concluiu a escritora salientando que “os últmos anos têm sido muito maus”.

A Hidradenite Supurativa afeta cerca de 100 mil portugueses (1% da população). A doença atinge três vezes mais as mulheres que os homens e a sua causa é ainda desconhecida.