Televisão

“E se fosse consigo?” com Conceição Lino estreia hoje na Sic

Muitas vezes, os portugueses são confrontados com notícias que revelam atitudes e atos condenáveis numa sociedade aberta e tolerante, mas será que colocados perante situações semelhantes, como espetadores, teriam as reações adequadas às opiniões ou convicções que manifestam em público? Esse é o desafio de “E Se Fosse Consigo?”.

Testar cidadãos anónimos relativamente aos seus valores e à capacidade de intervenção na defesa dos outros. Ou não.

Até que ponto há pessoas dispostas a ajudar alguém que está a ser humilhado, ameaçado, agredido?

Se visse um jovem agredir a namorada, um idoso ser maltratado, um casal gay ser ofendido ou uma mãe rebaixar a filha, estaria disposto a intervir?

MS ConceicaoLino 31

É o que o programa da autoria de Conceição Lino – e que marca o seu aguardado regresso aos ecrãs – procura testemunhar, através de situações fictícias relacionadas com problemas da sociedade portuguesa que têm origem na intolerância, no preconceito e no desrespeito.

As experiências sociais preparadas para desencadear reacções são protagonizadas por atores, alunos e ex-alunos da ACT-Escola de Atores, que tiveram orientação, ensaios prévios e um guião, de modo a garantir maior veracidade a cada situação.

Além das experiênciais sociais, a apresentadora acrescenta ao programa entrevistas a vítimas, testemunhas e especialistas, de modo a enquadrar cada um dos temas abordados e acrescentar informação, levando os espectadores a uma autoanálise dos seus próprios comportamentos e convicções e valorizar os bons exemplos de cidadãos dispostos colocar-se no lugar do outro. Por essa razão, o programa foi concebido para poder ir além do ecrã de televisão e lançar o debate nas redes sociais e em diversas plataformas digitais.

12998718_985757568199199_4170115875016329197_n

“E Se Fosse Consigo?” tem estreia marcada hoje, segunda feira, 18 de abril, na SIC a seguir ao “Jornal da Noite”, o mesmo horário onde será emitido semanalmente, abordando temas como: o bullying, a obesidade, passando também pelo rascimo, os idosos, os jovens e álcool, a homofobia, a violência doméstica e a violência no namoro.