Saúde & bem-estar

Não tomar o pequeno-almoço não prejudica dieta

A crença de que não tomar o pequeno-almoço engorda foi deitada “por terra” por um novo estudo.

Um grupo de cientistas da Universidade de Bath, em Inglaterra, fizeram uma experiência com 23 adultos para entender a importância do papel do pequeno-almoço no aumento de peso. Durante seis semanas os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro precisava ingerir 700 calorias ao pequeno-almoço, enquanto o segundo poderia apenas beber água até ao almoço.

Os resultados mostraram que, embora o grupo do jejum tenha comido mais no almoço, o aumento calórico não foi suficiente para superar o deficit de 700 calorias ingeridas pelos outros participantes. Os autores concluíram também que não tomar esta refeição também não aumentou o apetite dos participantes ao longo do dia, nem afetou os seus níveis de gordura ou fez com que eles ganhassem mais peso.

No entanto, os integrantes do grupo que tomava o pequeno-almoço queimaram mais calorias ao longo do dia, principalmente devido à maior prática de atividade física. O que sugere que esta refeição pode ajudar as pessoas a ficarem mais ativas.

“Apesar de muitas pessoas opinarem se devem ou não tomar o pequeno-almoço, ainda faltam evidências científicas rigorosas para mostrar o impacto desta refeição na saúde. Os nossos estudos destacam que se o objetivo for a perda de peso, pouco importa. No entanto, se for para ser mais ativo, o pequeno-almoço pode ajudar”, disse James Betts, principal autor do estudo.