Cultura

Madeira cria Museu do Romantismo na Quinta do Monte

O Governo Regional da Madeira vai criar o “Museu do Romantismo da Quinta do Monte”, no local onde, no início do século XX, viveu o Imperador da Áustria.

A Quinta do Monte, ou Quinta Jardins do Imperador, localiza-se no Sítio do Pico, Funchal, e foi adquirida pelo Governo Regional em 1982.

O projeto em elaboração irá ter em conta “a recuperação da casa”, que deverá “ter custos bastantes elevados, já que tem de ser uma recuperação cuidada, uma vez que é um edifício com características históricas”, sendo que é objetivo do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, poder avançar com a obra, “logo que houver verba disponível”.

A Quinta do Monte é hoje conhecida, também, como Quinta Jardins do Imperador, uma das quintas mais emblemáticas da Madeira, pelo facto de aí ter residido e morrido o Imperador, e hoje beato, Carlos da Áustria, após o seu exílio na Madeira, em 1921.

A quinta foi mandada construir por James Webster Gordon no segundo quartel do século XIX e, já em 1851, o seu irmão melhorou a propriedade.

Murou-a, construiu o jardim e a torre Malakoff, uma “elegante construção de planta circular”. O jardim e a torre relembram a guerra da Crimeia, então na memória da sociedade inglesa.

Além de ter servido de residência ao Imperador da Áustria, outras figuras ilustres fazem parte da história: em 1901, os reis de Portugal, D. Carlos e D. Amélia, estiveram no local, bem como, em outubro de 1922, os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral.