Atualidade

Cão salva vida de menino de 7 anos

Um cão, chamado Jedi, transformou-se num herói. O animal salvou o dono, um menino de 7 anos, Luke Nuttall, enquanto este dormia, na sua casa na Califórnia, Estados Unidos. A história foi partilhada pela mãe do rapaz, que sofre de diabetes tipo 1, no Facebook e está a fazer sucesso.

A mãe de Luke estava a dormir ao lado do filho quando Jedi começou a saltar na cama, na tentativa de acordá-la. Dorrie Nuttall resolveu verificar o equipamento de monitorização do filho e constatou que os números estavam normais. Mesmo assim, Jedi continuou a repetir o sinal que lhe tinha sido ensinado pelos donos, caso o nível de açúcar do sangue de Luke caísse em excesso. Perante a insistência do cão, Dorrie decidiu picar o dedo do menino para fazer um novo teste de glicose e descobriu que, de facto, o índice estava muito abaixo do indicado no equipamento do quarto.

Logo após dar um tablete de glicose ao filho, a mulher partilhou no Facebook uma mensagem de alerta: “Precisamos de aumentar a consciencialização desta doença que a maior parte do mundo não entende e mostrar ao mundo que necessitamos de uma cura desesperadamente”.

Luke foi diagnosticado com diabetes quando tinha apenas dois anos e, desde então, Dorrie mantém um site no qual partilha os desafios da doença e pede doações para suportar as despesas mensais do fiel Jedi, um labrador treinado para identificar os níveis de glicose em seres humanos – só a adoção do animal custou 15 mil dólares.