Saúde & bem-estar

Cão de assistência pode mudar a vida de uma criança autista

Chama-se Sinatra e é o primeiro cão para autismo em Portugal certificado pela Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA). Por isso serve de inspiração para as famílias que querem mudar a vida de uma criança autista.

Graças à história de Sinatra, a mãe de João, um menino autista, de cinco anos, quer dar ao filho a oportunidade de ter um animal assim.

João, que vive na região de Lisboa, conheceu o seu diagnóstico de autismo moderado há 1 ano. Nesse momento a família teve o primeiro contratempo quando o pai pede o divórcio e abandona a casa da família.

Desde essa altura a situação agravou-se porque a mãe, que não trabalhava para cuidar do João, acabou por não conseguir manter a habitação e tiveram de mudar-se para casa dos avós.

As despesas com as terapias do menino são quase totalmente pagas pelos avós e familiares que acabam por ter recursos muito limitados.

A mãe do João vê no cão Sinatra – que já tem uma família – uma fonte de inspiração e adorava que o filho pudesse ter um novo amigo de 4 patas, semelhante ao Sinatra.

Esta família não tem recursos em virtude da situação de desemprego da mãe e o pai alheou-se totalmente das suas responsabilidades, tornando inviável suportar os custos da aquisição, treino e certificação de um cão de assistência.

Por isso, a APCA tem ativa desde 11 de outubro uma Campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar fundos para ajudar a criança.

A campanha de crowdfunding, uma forma de financiamento colaborativo na plataforma PPL, pretende angariar dinheiro para ajudar esta família a adquirir, treinar e certificar um cão de assistência.

Nesta altura já se ultrapassou os 2500 euros inicialmente pretendidos, mas, dado que adquirir, certificar e treinar um cão de assistência tem o valor de 5000€, esta campanha mantém-se até 7 de dezembro.

“E porque o sonho comanda a vida, acreditamos que todos, na medida das suas possibilidades, podemos ajudar e contribuir para dar uma grande alegria ao João e à sua família. Esta história pode ter um final feliz. Com a nossa ajuda e a dedicação dos nossos treinadores, pedimos que nos ajudem a construir um desfecho feliz para esta história”, apelou a APCA.

Conheça melhor a campanha: