Atualidade

Veiga e Paulo Santana Lopes detidos por suspeitas de corrupção

O antigo empresário de futebol José Veiga, Paulo Santana Lopes e uma advogada foram detidos esta quarta-feira no âmbito da operação da Polícia Judiciária denominada “Rota do Atlântico”, por suspeitas de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, tráfico de influências, participação económica em negócio e fraude fiscal.

“Os detidos atuavam no âmbito da celebração de contratos de fornecimentos de bens e serviços, relacionados com obras públicas, construção civil e venda de produtos petrolíferos, entre diversas entidades privadas e estatais”, lê-se no comunicado da PJ.

As autoridades acrescentam ainda, que: “Os proventos gerados com esta atividade eram utilizados na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, sociedades não residentes e outros negócios, utilizando para o efeito pessoas com conhecimentos especiais e colocadas em lugares privilegiados, ocultando a origem do dinheiro e integrando-o na atividade económica licita”.

A operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ foi sequência de uma investigação que se iniciou em finais de 2014. Nas 35 buscas efetuadas nas zonas de Lisboa, Braga e Fátima foram apreendidos vários imóveis, veículos automóveis de gama alta e congelados saldos bancários.

Veiga ficou conhecido pelos grandes negócios no futebol na década de 90, enquanto Santana Lopes é irmão do atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes.